Brasil, país de nomes comuns, Joões, Josés, Antônios e Franciscos por todas as partes. Franciscos, Chiquinhos, Chicões, Chicos, simplesmente Chicos. Pode se dizer que o Brasil é o país dos Chicos. Quer provas? Vou citar alguns, apenas alguns. Buarque, Mendes, Science, Xavier.
Nascido Francisco Cândido Xavier, virou Chico, é claro. Mineiro de Pedro Leopoldo, Chico descobriu sua mediunidade ainda criança, mas nessa epóca sequer imaginava que se tornaria o maior líder espírita da história do Brasil.
Com 464 livros publicados, Chico Xavier faleceu em 2002 com 92 anos, e embora sempre tenha levado uma vida muito simples, após sua morte, sua vida e suas obras foram transformadas em quatro filmes de sucesso no cenário cinematográfico brasileiro. Ainda que contra sua vontade, Chico sempre causou polêmica por conta das cartas que psicografava. E assim como todo líder religioso, possuia devotos e admiradores, assim como inimigos e descrentes. Maria de Fátima Costa, dona de casa de 47 anos, se encaixava no segundo grupo.
A dona de casa admite que nunca acreditou no espiritismo, mas confessa que após assistir o primeiro filme sobre a vida de Chico Xavier, passou a enxergar a religião de outra forma. '' Sou católica e só assisti o filme depois de muita insistência da minha filha. Depois disso passei a vê-lo com outros olhos''.
Hoje, Maria de Fátima trata Chico Xavier com intimidade, como se o conhecesse há anos. Já leu diversos livros de sua autoria, e como ela mesma define, agora tem a mente mais aberta. '' Antes eu defendia o catolicismo com todas as forças e não me interessava em conhecer outras religiões, agora consigo ver que cada religião tem algo bom a me acrescentar''.
Frequentadora assídua de missas, ia rigorosamente duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos domingos. Agora suas quartas-feiras são ocupadas de outra forma. '' Minha amiga me apresentou um centro kardecista. Então, deixo a missa para os domingos, e vou ao centro às quartas''.
Maria de Fátima relata que as visitas ao centro lhe trouxeram paz e tranquilidade e que as pessoas que o administram são calmas e serenas. ''A primeira vez que tomei um passe fiquei assustada, pois não sabia o que era aquilo, mas depois percebi que aquelas pessoas realmente tem um dom especial, um dom que nos transmite paz de espírito'' comenta ela sobre a prática espírita que segundo teóricos tem o poder de canalizar energias positivas.
A dona de casa afirma que essa mudança não somente a afetou, mas também aos que a cercam, como família e amigos. A filha de Maria de Fátima, Daiane Costa da Silva, que insistiu para que a mãe assistisse ao filme que mudou sua vida, acredita que depois que sua mãe passou a se interessar pelo espiritismo o convívio entre as duas melhorou muito. ''Antes, se eu falasse alguma coisa sobre outra religião, minha mãe não gostava e dizia até que essas coisas não eram deDeus'' conta Daiane.
A história de Maria de Fátima só nos mostra que embora muito se diga sobre um mundo moderno, ainda hoje existe muito preconceito. Preconceito na melhor definição do dicionário significa: Opinião formada sem reflexão. É muito importante que as pessoas julguem menos e se interessem, estudem e pesquisem mais antes de sairem por ai falando o que pensam sem ter uma base para isso. Você tem todo o direito de acreditar ou não em Papai Noel, assim como tem todo o direito de acreditar ou não em Chico Xavier, desde que você saiba dizer o porquê tem determinada opinião. Se você já agiu ou ainda age de forma preconceituosa com algo, reveja seus conceitos. Não, isso não se trata de um julgamento, e sim de uma dica, não do famoso Chico Xavier, mas daquele mineirinho simples de Pedro Leopoldo que acreditava e dizia que ''Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.''
Por Bruna Viel
Nenhum comentário:
Postar um comentário