quinta-feira, 9 de junho de 2011

Publicitário e comediante participa da semana cultural do UNIFIEO


Formado em Publicidade e Propaganda no ano de 1995 pela Universidade Metodista e atuando hoje em dia como diretor de criação da Afrika, José Luiz Martins - ou Zé para os mais íntimos - foi um dos convidados da semana da comunicação do Centro Universitário FIEO desse ano, que aconteceu no período de 9 à 13 de Maio. José Luiz se apresentou na quinta feira, dia 12, no anfiteatro verde, para um público integrado por alunos - a maioria cursantes de Publicidade e propagando - e professores.
  Criador de campanhas de sucesso, como a do limãozinho da Pepsi, o publicitário iniciou a palestra falando sobre as cinco etapas da publicidade, que são: planejamento, atendimento, criação, produção e mídia. E dando dicas aos que tem preferência em atuar nessas áreas. Para definir a publicidade, o convidado utilizou uma frase de Washington Olivetto, um dos públicitários mais importantes do Brasil que disse que '' Publicidade é sedução, não estupro''.
O publicitário, que iniciou sua carreira como estagiário na Y&R, passou por outras agências até chegar na Afrika, onde foi contratado como redator e promovido a diretor de redação após apenas sete meses de trabalho. Na Afrika, tem como um de seus clientes, a Folha de São Paulo, para qual fez alguns comerciais de suas coletânias.
José Luiz já agrega ao seu currículo grandes prêmios, incluindo o do Festival de Publicidade de Cannes, considerado o Oscar da publicidade. Ele atribui seu sucesso a campanhas que seguem uma linha mestra, ou seja, uma propagando dando continuidade a outra, pois acredita que assim é possível criar uma alma para o produto, e à partir dessa alma, o cliente cria confiabilidade na marca.
Ao final da palestra, que durou aproximadamente duas horas e meia, foi aberto um período para que os alunos e professores fizessem perguntas ao palestrante, que respondeu todas pacientemente.
O convidado, que acumula duas funções, já que além de publicitário é humorista, participando de festivais como o Risadaria e se apresentando no formato Stand-up, por muitas vezes atrela uma profissão a outra, pois narra sua carreira publicitária com um toque de bom humor, fazendo com que sua apresentação não ficasse cansativa e divertisse os espectadores.

Por Bruna Viel

 

Nenhum comentário: