Odiados por muitos, os atendentes de telemarketing enfrentam a fúria dos clientes que contatam, ou mesmo dos que os procuram nas centrais de atendimento.
Os atendentes denominados ativos, que são aqueles que ligam para os clientes - na maioria das vezes para a oferta de produtos ou para cobrança - costumam receber muitas respostas mal educadas, isso quando os cliente não desligam o telefone após perceberem que se trata de telemarketing.
Os receptivos, que muitas vezes são a única forma de contato que o cliente tem com a empresa, frequentemente levam a culpa por tudo. '' Às vezes eles até pedem desculpa, e falam que não temos culpa, mas que só podem reclamar a nós'' diz Roberta Sales, que trabalha na função a 3 anos.
Embora seja considerada uma profissão estressante, os atendentes garantem que se divertem no trabalho. Lorena Falcão, que trabalha em uma instituição financeira como atendente, relata que também tem os clientes que a tratam bem, '' Eles nos perguntam do tempo, e nos convidar para viajar para sua cidade, nos oferecem estadia'' conta ela.
Uma das insatisfações dos profissionais do ramo, são as jornadas de trabalho, pois a maioria das centrais de atendimento funcionam 7 dias por semana, 24 horas por dia. Jardel Feitoza, que já trabalhou como atendente no período noturno, disse que uma vez o cliente dormiu durante a ligação.
'' O cliente me pediu um serviço, e eu solicitei que ele aguardasse um instante, de repente ouvi o cliente rocar. Quando o chamei, ele acordou assustado e nem se lembrava que estava falando comigo'' conta ele.
É muito comum essas centrais de atendimento receberem trotes, principalmente naquelas em a ligação é gratuita, e nesses casos cabe ao funcionário ter jogo de cintura, já que ele não pode destratar nem o indivíduo - de poucos afazeres - que fez o contato. '' O primordial em uma central é a qualidade de atendimento, por isso os atendentes precisam exercitar a paciência, e ter calma mesmo com os clientes mais nervosinhos'' diz Thiago Oliveira, supervisor de uma central de cobrança.
Do outro lado, está Kátia Macedo, que sempre liga para centrais de atendimento para realizar suas transações e serviços. Ela disse que é comum os atendentes já iniciarem a ligação com rispidez e com pressa para desligar, '' É claro que tem os que são educados, mas em grande maioria, os atendentes dessas centrais parecem insatisfeitos com seu trabalho, e descontam isso nos clientes''.
A falta de paciência não é exclusividade apenas dos clientes que ligam nessas centrais. O mundo é cada vez menos tolerante e as pessoas acabam se tratando com o mínimo de cordialidade possível.
Embora às vezes tenhamos grandes problemas, cabe a cada um perceber que sempre tem alguém com um problema maior que o seu, por isso não é justo despejar todo o seu stress em cima de alguém. Isso cabe tanto para os clientes que já ligam para as centrais de atendimento estressados e por isso tratam os operadores de forma grosseira, como para os atendentes que antes de ouvir o que o cliente tem para falar já o tratam como ''mais um'' e por isso o atendem sem a devida atenção.
Isso serve para você também. E para mim. Que atire a primeira pedra aquele que nunca se exaltou e descontou todo o seu nervosismo em outra pessoa. Fica como dica a frase mais conhecida de José Datrino, o famoso Profeta Gentileza, que dizia que: '' Gentileza gera gentileza''.
Por Bruna Viel
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