quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Em busca do riso

        Um dia você resolve sair com os amigos para um happy hour e ao chegar no bar escolhido, nota uma pessoa em pé com um microfone na mão, ela não está cantando. No outro dia, os mesmos amigos o convidam para ir ao teatro, esperando um espetáculo clássico e cheio de efeitos especiais você veste sua melhor roupa, mas ao chegar se depara com um sujeito de jeans e camiseta preta, sozinho no palco e falando sem parar, mas desta vez o microfone está no pedestal.
  O Stand-up comedy, criado nos Estados Unidos, está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Os espetáculos acontecem em sua maioria em teatros e bares, e o público busca única e exclusivamente a diversão. O gênero é executado por uma pessoa e geralmente sem acessórios, mas repleto de frases de efeito, momentos de silêncio, caretas e muito improviso. O humorista não costuma utilizar piadas prontas, o texto é sempre original e satiriza os fatos do cotidiano, por isso é muito comum o público se identificar com as histórias contadas.
  Considerado uma das mais difíceis formas de atuação, o stand-up comedy exige do ator a coragem de se expor diante do público sem estar encarnando um personagem. O ator também tem como desafio adequar seu texto ao público em questão, já que para acharmos graça em algo precisamos entender a que aquilo se refere, portanto não adianta levar um texto cheio de palavras difíceis a um público leigo, isso certamente retrataria um espetáculo fracassado.
  Pode se dizer que José Vasconcelos, que introduziu o gênero ''One Man Show'' no Brasil, é uma referência para o stand-up, já que ambos tem praticamente as mesmas características. Chico Anysio e Jô Soares também são nomes que não podem ser deixados de fora nessa história, pois fizeram e fazem, ainda que agora em raras apresentações, espetáculos do tipo.
Na atualidade alguns dos nomes mais conhecidos do ramo são: Bruno Motta, Danilo Gentili, Diogo Portugal, Oscar Filho, Marcelo Adnet, Fábio Porchat, Marco Luque, entre outros. Os humoristas costumam ter seus espetáculos solos ou se organizam em grupos como o Terça Insana, o Comédia em Pé, o Comédia ao Vivo, etc.
Devido ao sucesso do gênero, outros meios de comunicação de massa como a televisão e o rádio estão aderindo o stand-up comedy em suas programações. É cada vez mais comum os humoristas participarem ou até mesmo apresentarem programas em emissoras de televisão e rádio.
  A psicóloga Simone Araujo acredita que um dos motivos pelo qual o stand-up comedy faz tanto sucesso é a sensação que o riso proporciona ao público, já que enquanto o indivíduo se diverte com o espetáculo, se esquece, mesmo que momentaneamente, dos problemas que enfrenta no dia a dia.

Por Bruna Viel

Nenhum comentário: